Compartilhe

Nos casos de imobilizações dos membros inferiores, não pise antes do tempo recomendado pelo médico – você poderá destruí-las e prejudicar seu tratamento. Trate seu gesso como se fosse uma roupa ou sapatos novos.

Nos casos de Imobilizações dos membros superiores, mantenha sempre o membro imobilizado na tipoia, e realize movimentos ativos e passivos de abrir e fechar os dedos. O tempo de secagem é de aproximadamente 72 horas (3 dias). Nunca molhe sua imobilização. “Se necessário use protetores plásticos de gesso”

As primeiras horas, após a colocação da imobilização, são as mais difíceis.
Procure ter calma e não se desesperar.

Em todos os casos de imobilizações dos membros inferiores, principalmente quando forem usados gessos circulares, durante os primeiros dez dias, mantenha sempre o membro imobilizado acima da linha do coração.( Deitado com o membro inferior apoiado em 2 ou 3 travesseiros). Obs.: Faça exercícios isométricos.

É importante retornar sempre com o médico que lhe prestou o primeiro atendimento, pois ele tem um plano de todo o seu tratamento, isto é, da necessidade da troca de gesso ou realização de exames radiológicos. É normal algum tipo de prurido (coceira) nas áreas da pele recobertas pela imobilização. Evite coçar com qualquer tipo de objeto (canetas, réguas, agulhas, etc).

Muito importante: em caso de urgência, em um horário não comercial, consulte um P.S. onde o médico plantonista da Ortopedia avaliará o problema e orientará a conduta necessária. Sendo m horário de atendimento da Clinica Artur Alvim, retorne imediatamente que a equipe resolverá a sua dúvida.